Última notícia: Câmara de Parnamirim realiza 7ª Reunião da Comissão de Cultura e Desporto
Na tarde desta segunda-feira (11/08) aconteceu uma audiência pública para debater a importância da identificação precoce de pessoas com altas habilidades e superdotação (AHSD). Com o tema específico "A invisibilidade e a exclusão do público com AHSD na sociedade - uma perda de potenciais e talentos", de proposição do vereador Thiago Fernandes. A audiência aconteceu no Plenário Dr. Mário Medeiros, da Câmara Municipal de Parnamirim, com duração aproximada de pouco mais de duas horas.
Compuseram a mesa o propositor, vereador Thiago Fernandes; Profª. Ivana Lucena, presidente da Associação Norte-Rio-Grandense de Apoio às Altas Habilidades e Superdotação (ANAAHSD); Jessiane Sales, supervisora de educação especial e 2ª representante da regional de ensino e cultura (2ª DIREC); Williana Alves, mâe e especialista em AHSD; Prof Ana Catarina Silva Fernandes, representante da Secretaria Estadual de Educação e Cultura; Pollyanna Araújo Ferreira, coordenadora pedagógica do IFRN de Parnamirim; e Jessica Raupp, mãe de criança com AHSD. Na extensão da mesa estiveram três crianças com AHSD: Guilherme Dias Aires, Jorge Paulo e Mariana Dias.
Na abertura, o vereador Thiago Fernandes ressaltou a importância da identificação de AHSD para haja um melhor aproveitamento das habilidades e capacidades, além da correta valorização dos indivíduos, para que os talentos não sejam desperdiçados nem as pessoas sofram as consequências de um mundo que não reconhece tais capacidades. "A gente precisa ainda desvendar esse mundo e proporcionar realmente caminhos para que tantos jovens, e até adultos, sejam descobertos e realmente sejam conduzidos a contribuir da melhor forma com a sociedade", afirmou o vereador.
Houve uma apresentação musical do jovem Jorge Paulo. A seguir a professora Ivana Lucena realizou uma apresentação na qual trouxe dados que mostram que, conforme Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 5% da população mundial possuem AHSD, e a falta de identificação costuma causar transtornos psicológicos, incluindo desmotivação, depressão e transtorno de ansiedade, ao terem que lidar com o cotidiano da mesma forma que os não-neurodivergentes. A pesquisadora apresentou ainda o quadro de concepção de superdotação dos "Três anéis", proposto pelo pesquisador Joseph Renzulli, em 1986, que destaca três características norteadoras na identificação da superdotação: Habilidades acima da média, elevada criatividade e envolvimento com a tarefa.
O processo de reconhecimento que um indivíduo possui AHSD requer um trabalho interdisciplinar, envolvendo vários profissionais. A audiência foi transmitida pela TV Câmara, e pode ser assistida na íntegra por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=8uyK_xLjnWw
O álbum de fotos da audiência pública está disponível em https://camaraparnamirim.rn.gov.br/galerias/172
Altas Habilidades/Superdotação (AHSD)
Altas Habilidades/Superdotação (AHSD) são características de indivíduos que apresentam desempenho significativamente acima da média em uma ou mais áreas, como intelectual, acadêmica, artística, psicomotora ou em liderança. Essas pessoas demonstram grande criatividade, facilidade de aprendizado, pensamento crítico e capacidade de resolver problemas de forma original. A identificação de AHSD não se limita apenas ao alto QI, mas envolve uma análise ampla de comportamentos, habilidades e potencial. No ambiente educacional, esses estudantes necessitam de estratégias específicas que estimulem e desenvolvam suas capacidades de forma adequada.
No ambiente de trabalho, profissionais com Altas Habilidades/Superdotação (AHSD) podem se destacar por sua criatividade, agilidade no raciocínio, visão estratégica e capacidade de resolver problemas complexos. No entanto, quando não são corretamente identificados, correm o risco de sofrer desmotivação, frustração ou até isolamento, especialmente em ambientes que não valorizam a inovação ou o pensamento fora do padrão. Sem o reconhecimento adequado, seu potencial pode ser subutilizado, o que representa uma perda tanto para o indivíduo quanto para a organização. Reconhecer e oferecer condições para o desenvolvimento desses talentos é essencial para promover um ambiente mais produtivo, inclusivo e inovador.
ANAAHSD
Caso alguma pessoa deseje fazer uma pesquisa se possui AHSD, ou mesmo conhecer mais sobre o assunto, a Associação Norte-Rio-Grandense de Apoio às Altas Habilidades e Superdotação (ANAAHSD) pode ser alcançada pelo e-mail anaahsd.rn@gmail.com ou instagram @associação.ahsd.rn ou ainda pelo whatsapp (84)99126-1572
Fernando Hippolyto