Última notícia: Servidores da Câmara de Parnamirim realizam visita técnica à Assembleia Legislativa do RN
Por solicitação do vereador Michael Borges, a secretária municipal de Saúde, Luciana Guimarães Cunha, apresentou a prestação de contas do primeiro ano de sua gestão à frente da Secretaria de Saúde de Parnamirim. A apresentação ocorreu durante a 88ª Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira, 20, no Plenário Dr. Mário Medeiros.
Na ocasião, a secretária trouxe informações e dados sobre as ações realizadas pela pasta. "Agradeço a oportunidade de debater esse assunto que é tão importante para todos nós e vamos falar um pouco sobre os avanços, desafios e outros assuntos pertinentes à Saúde de Parnamirim", disse. Ela começou falando sobre a atenção primária, explicando que o município tem 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS), com 57 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) cadastradas e homologadas via Ministério da Saúde, além de 360 Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e 42 equipes de Saúde Bucal.
Além disso, a secretária também lembrou que o município possui 27 médicos pelo programa Mais Médicos e 2 médicos através do programa Médicos pelo Brasil. "Hoje estamos com mais médicos nas unidades de saúde do que equipes", explicou. Luciana Guimarães também trouxe informações sobre as demais áreas do setor, como os hospitais, a vigilância sanitária e vigilância ambiental, além de prestar esclarecimentos sobre as questões orçamentárias.
Apresentou, ainda, os avanços implementados em seu primeiro ano de gestão, como os exames de média e alta complexidade, a disponibilização do caminhão da mamografia em todas as UBS, a implementação do laboratório para leitura de exames citopatológicos, além da licitação para contratação de empresas para realização de cirurgias eletivas, entre outros.
Ao final, a secretária salientou os desafios que vem sendo enfrentados na Saúde do município, como a demanda reprimida de exames e cirurgias eletivas, a descentralização do laboratório central, a contratação de pessoal e a reestruturação dos serviços, além do subfinanciamento do SUS.
A apresentação completa pode ser assistida na TV Câmara aqui.
Samuel Zwinglio