Última notícia: Escola do Legislativo dá as boas vindas a nova turma do Curso de Cuidador
Parnamirim tornou-se, nesta terça-feira (2), a primeira cidade do Rio Grande do Norte a oficializar o direito ao sepultamento e à cremação de animais domésticos em cemitérios públicos e privados. A Lei Ordinária nº 2.604, de autoria do vereador Michael Borges (PP), foi sancionada pelo Executivo e publicada no Diário Oficial do Município.
A proposta tinha sido aprovada por unanimidade na Câmara Municipal no dia 16 de julho e agora está em vigor, assegurando às famílias a possibilidade de realizar o sepultamento de seus animais de estimação em sepulturas, gavetas ou jazigos, inclusive junto aos tutores.
Para o vereador Michael Borges, a medida representa um marco de humanidade e respeito. “Quem tem um animal de estimação sabe que ele é parte da família. Essa lei reconhece esse vínculo afetivo e garante às pessoas a possibilidade de prestar a última homenagem aos seus companheiros de vida de maneira digna”, afirmou.
A lei também autoriza a cremação de animais e a disponibilização das cinzas no município, desde que acompanhadas de declaração veterinária, assegurando que o procedimento seja feito de forma segura e regular. “Recebi inúmeros relatos de famílias que não sabiam como proceder diante da perda de seus animais. Agora, com essa legislação pioneira em nosso Estado, Parnamirim sai na frente e dá um passo importante no cuidado com os nossos pets e no respeito aos seus tutores”, destacou o parlamentar.
Com a sanção, Parnamirim passa a ser a primeira cidade do Rio Grande do Norte a regulamentar o sepultamento e a cremação de animais em cemitérios públicos e privados.
Cida Ramos
31/10/2025 | Cursos e palestras
Nesta quinta-feira (30), o vereador Thiago Fernandes foi responsável por dar as boas vindas para a n...
31/10/2025 | Sessão solene
Na noite desta quarta-feira (29), a Câmara Municipal de Parnamirim realizou a entrega da Comenda Jos...
30/10/2025 | NOTÍCIAS
Em sessão solene realizada na tarde desta quinta-feira (30), no Plenário Dr. Mário Medeiros, a Câmar...