Última notícia: Colaboradores da TV Câmara participam de oficinas de capacitação
Na noite de ontem (21), uma Audiência Pública foi realizada em alusão ao Dia Municipal da Adoção, celebrado em 20 de maio. Proposta pela vereadora Rafaela de Nilda e subscrita pelo vereador Thiago Fernandes, a audiência teve como objetivo sensibilizar a sociedade para oferecer lares a crianças e adolescentes que aguardam por uma família.
Durante a sessão, a mãe adotiva Lidiane da Silva usou a tribuna para compartilhar sua experiência ao adotar três filhas. Ela relatou os questionamentos enfrentados na época, especialmente em relação à adoção tardia, e destacou sua determinação ao longo de todo o processo. “Não é um processo fácil, mas é muito gratificante”, afirmou, ao lembrar do momento em que foi chamada de “mãe” pela primeira vez.
A vereadora Rafaela de Nilda fez questão de reconhecer o trabalho do Grupo de Apoio à Adoção de Parnamirim - Abrace, referência não apenas no município, mas em todo o estado. O grupo oferece acolhimento, escuta ativa, orientação e suporte a muitas famílias que vivem ou desejam viver a experiência da adoção.
A importância de garantir os direitos da criança e do adolescente foi reforçada pela Promotora de Justiça Gerliana Maria. Ela chamou atenção para a escassez de profissionais da área de psicologia, fundamentais no acompanhamento dos processos de adoção, e destacou que Parnamirim é pioneira na criação de leis voltadas para o acolhimento e adoção.
“Não é apenas alusivo, é muito mais para conscientizar e informar acerca da adoção”, afirmou o vereador Thiago Fernandes, sublinhando o compromisso do município em avançar continuamente nas políticas públicas relacionadas ao tema.
Composição do dispositivo de honra
Além dos vereadores propositores da audiência pública, compuseram a mesa a Promotora de Justiça Gerliana Maria; a representante da Defensoria Pública, Gabrielle Carvalho; o vice-presidente da Abrace Parnamirim, Francimar Fonseca e Antônia Kaliana representando da juíza da Vara da Infância e da Juventude de Parnamirim, Dra. Suiane de Castro.
Texto: Eduarda Medeiros
Foto: Israel Kheron
Maria Medeiros