Última notícia: CCJ realiza plantão de dúvidas sobre tramitação nesta segunda-feira (01/08)
Para iniciar as celebrações do Agosto Verde, mês de conscientização sobre a Primeira Infância, a Câmara de Parnamirim realizou, nesta sexta-feira (01/08), uma audiência pública para discutir a importância da atenção integral às gestantes, crianças de até seis anos e suas famílias. O evento foi proposto pelo vereador Thiago Fernandes e contou com a participação da promotora da 2ª Promotoria de Justiça de Parnamirim, Gerliana Maria Silva, e da ex-secretária nacional dos Direitos da Primeira Infância, Luciana Siqueira.
Ao usar a tribuna, a promotora Gerliana Maria apresentou a campanha nacional do Ministério Público intitulada “Primeiros Passos”, focada em trazer um olhar prioritário para a Primeira Infância. “Uma das ações dessa campanha é a maior oferta de vagas em escolas e centros infantis, uma realidade não apenas de Parnamirim, mas de todo o estado. Outra ação é o aumento do número de ‘Famílias Acolhedoras’, ou seja, quando observamos crianças que precisam ser afastadas de suas famílias naturais, colocamo-las em famílias que possam oferecer afeto, carinho e as condições necessárias para seu desenvolvimento, temporariamente”, declarou a promotora.
A ex-secretária nacional, Luciana Siqueira, abordou a questão das crianças em situação de vulnerabilidade: “As crianças em condição de vulnerabilidade não recebem estímulos e, muitas vezes, vivem em ambientes tóxicos”, afirmou. Ela também reafirmou a preocupação que os gestores públicos devem ter com os infantes, principalmente na fase da Primeira Infância: “A possibilidade de transformação social está no investimento em políticas públicas voltadas à Primeira Infância. É comprovada cientificamente a necessidade de se investir em crianças de até seis anos de idade.”
A audiência pública contou ainda com apresentações culturais do grupo de crianças do Centro Infantil Tio Hermes e da bailarina Tayná Natally, do Estúdio de Dança Thais Kelly.
Agosto Verde
O mês da Primeira Infância, instituído pela Lei Federal nº. 14.617/2023, visa conscientizar sobre a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo das crianças.
Entre os principais desafios estão o acesso à educação infantil de qualidade, a saúde materno-infantil, o fortalecimento da rede de proteção social e o combate às desigualdades que afetam diretamente a infância no Brasil.
Maria Laura Medeiros de Souza