Última notícia: Servidores da Câmara de Parnamirim realizam visita técnica à Assembleia Legislativa do RN
A Câmara de Parnamirim realizou, na noite da última quinta-feira (23), uma Sessão Solene em homenagem aos profissionais de enfermagem do município, que receberam a Comenda ao Mérito Ana Néri. O evento, de proposição do vereador Irani Guedes, ocorreu em alusão ao Dia da Enfermagem, no Plenário Dr. Mário Medeiros.
Na ocasião, o parlamentar agradeceu a atuação da categoria no município. “Diante dos homenageados e seus familiares, declaro que essa honraria é concedida pela luta, empenho, dedicação e amor ao próximo, que motivam esses profissionais em seus trabalhos”, declarou o vereador, pouco antes de contar um pouco de sua trajetória na saúde.
Além do vereador propositor, compuseram a mesa o presidente da Casa, vereador Wolney França, além do vereador Thiago Fernandes; a diretora de enfermagem da UPA de Nova Esperança, Ana Cristina; o coordenador do SindSaúde, Carlos Alexandre da Silva Pereira; o presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RN, Luciano Gomes Cavalcante;
Relação de homenageados:
Giannini Cunha de Araújo
Josineide Kristina da Silva
Izabelle Bezerra Costa
Ana Paula Gimenes de Lima
Thaís Sueyde Azevedo Alves
Humberto Batista da Silva
Ana Cristina Melo de Góis Nóbrega
Thiciane Nízia Lopes de Azevedo Lucena
Aurinês Bezerra Dantas
Sylvia Rodrigues de Oliveira
Edna Maria Martins Eugênio do Nascimento
Jansen Andrynne Santos Silva
Rita de Cassia Rodrigues da Silva Silveira
Edson Bezerra de Lima
Márcia Regina de Souza Amaral Fernandes
Alex Sandro de Macedo Lima
José Lenarte da Silva
Emanuela da Conceição Dantas Tavares Barreto de Paiva
Quem foi Ana Néri?
Ana Néri realizou trabalho voluntário em hospitais durante a Guerra do Paraguai, auxiliando na recuperação física de diversos soldados feridos em combate. Após perder seu filho, Ana Néri não se deixou abater, e continuou atuando no cuidados aos soldados, o que a fez ser considerada “Mãe dos Brasileiros”. Precursora da Cruz Vermelha no país, Ana Néri foi homenageada com diversas medalhas, se tornando pioneira da enfermagem no Brasil, e referência de coragem e abnegação entre os brasileiros.
Cida Ramos