Última notícia: Secretário presta esclarecimentos sobre obras

Início / Notícias / Coordenadora do Serviço de Assistência Especializada dá dicas de prevenção do coronavírus

Coordenadora do Serviço de Assistência Especializada dá dicas de prevenção do coronavírus

20/03/2020 | Categoria: Saúde

Resumo: Izabell Alves fala da importância de cuidar da saúde

noticia_20-03-2020(10-42-52)_2712

A equipe de comunicação da Câmara Municipal de Parnamirim, esteve na manhã desta quinta-feira (19), no Serviço de Assistência Especializada - SAE, localizada no bairro Cohabinal, para conversar com a enfermeira e coordenadora do órgão Izabell Alves. Ela falou sobre a importância de conscientizar a população parnamirinense diante da pandemia da Covid-19 e dicas de prevenção da doença que se espalhou em todo o mundo.

“É muito importante a conscientização das pessoas que não saiam de casa, evitem aglomerações, a hora é de ter calma e esperar que essa situação toda passe”, afirma Izabell Alves.

CMP: Quais são os cuidados básicos para prevenir o coronavírus?

Izabell: “O mais importante é lavar bem as mãos, entre os dedos, unhas e punhos com com água e sabão. Feche a torneira com o cotovelo, ou em caso de uso de papel toalha, primeiro seque as mãos e depois com o papel utilizado para enxugar as mãos, feche a torneira, em seguida descarte imediatamente no lixo. Se não tiver água e sabão, substituir por álcool antisséptico (o famoso álcool em gel) e esse procedimento deve ser constantemente”. 

CMP: Se a pessoa tiver vontade de tossir ou espirrar, o que fazer?

Izabell: “Ao tossir ou espirrar, a pessoa deve usar a curvatura do antebraço para evitar o contato da saliva com outra pessoa ou qualquer superfície. Se tiver lenço, usar o lenço e descartar imediatamente após o uso”.

CMP: O uso de máscaras pode ser feito por qualquer pessoa?

Izabell: “O uso de máscaras deve ser feito por pessoas em ambientes da área da saúde, em locais de grande concentração de pessoas (sempre com o cuidado de evitar o contato das mãos), ou por alguém que tenha sintomas ou que convive com pessoas que apresentem os sintomas”.

CMP: Quais os principais sintomas e o que fazer em caso de suspeita?

Izabell: “As pessoas estão em pavorosa, mas o indicado é ficar em casa de repouso, os sintomas são febre constante, dores de cabeça, dores no corpo. A recomendação é procurar uma unidade de saúde mais próxima, se esses sintomas persistirem. O prazo de recuperação dos sintomas é em média de 14 dias”.

CMP: Qual a mensagem final para o população Parnamirinense?

Izabell: “Pedimos que a população se mantenha em casa, sair em caso de extrema necessidade, evitar lugares de grande circulação de pessoas, se hidratar e se alimentar bem. Usar sempre o álcool em gel. O momento é de atenção e prevenção”.


Samuel Zwinglio