Última notícia: Parceria com o Hemonorte transforma Câmara em ponto de doação de sangue

10/09/2025 | Categoria: NOTÍCIAS

Parceria com o Hemonorte transforma Câmara em ponto de doação de sangue

Parceria com o Hemonorte transforma Câmara em ponto de doação de sangue

A Câmara Municipal de Parnamirim vai se transformar, nesta sexta-feira (12), em um ponto de coleta de doação de sangue. A iniciativa, fruto de um parceria com o Hemonorte, acontece das 8h30 às 16h e é voltada para servidores da Casa e a população externa. Para promover a ação, a diretora de apoio técnico do Hemonorte, Miriam Mafra, concedeu uma entrevista ao Jornal da Câmara, na última sexta-feira (05). 

Questionada sobre a motivação da parceria entre as duas instituições, Miriam Mafra respondeu que o foco é expandir a cultura da doação de sangue entre os cidadãos norte-riograndenses. “Precisamos aumentar essa prática, mas também levar para os potenciais candidatos a possibilidade de se fazer o ato da doação. Por isso, a busca com novos parceiros que possam viabilizar essa atividade”, afirmou. 

Durante a entrevista, a diretora ressaltou os critérios para doação de sangue e explicou como é o procedimento. “Os possíveis doadores que vierem até a Câmara passarão por um cadastro, uma consulta médica e, se não houver contra indicação, será feita a coleta”. Ela ainda explicou que o sangue, após doado, é levado ao Hemonorte, submetido a exames sorológicos e classificação sanguínea. 

A parceria entre a instituição e a Casa Legislativa busca aumentar o número de estoque de bolsas de sangue do RN, pois, segundo Miriam Mafra, está precisando de reforço. Para se ter um estoque seguro, precisa-se ter 1000 bolsas de sangue de todas as tipagens. 

O presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, vereador Dr. César Maia, destacou a relevância da iniciativa e fez um apelo à população. “Doar sangue é um gesto simples, mas que pode salvar muitas vidas. A Câmara abre suas portas para essa ação porque entendemos nosso papel social e a importância de estimular a solidariedade. Convidamos todos os parnamirinenses a participarem, pois cada doação faz a diferença para quem precisa.”

Quem pode doar

Podem ser doadores pessoas entre 16 e 69 anos, com peso igual ou superior a 50 kg, em boas condições de saúde, sem sinais de gripe, resfriado ou febre nos últimos 7 dias, e que não tenham feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses. Gestantes e lactantes, até 12 meses após o parto, também não podem doar.


Cida Ramos