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24/07/2020 | Categoria: NOTÍCIAS

Procon Câmara de Parnamirim divulga balanço do 1º semestre com mais de 1,3 mil atendimentos

Procon Câmara de Parnamirim divulga balanço do 1º semestre com mais de 1,3 mil atendimentos

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) da Câmara de Parnamirim realizou um total de 1.344 atendimentos, sendo 731, entre janeiro e março de 2020, e 613, de abril a junho, durante o período da pandemia da Covid-19. Os atendimentos ocorreram de forma virtual, totalizando em média 224 atos praticados por mês.

De acordo com o Procon Câmara, o atendimento virtual foi possível em razão da criação de canais virtuais de atendimento (E-mail, formulário e Whatsapp). “Através do Whatsapp foi realizado a grande maioria dos atendimentos, haja vista a familiaridade dos usuários dos serviços do Procon/Câmara com a ferramenta”, disseram os procuradores do órgão, Ênio Saraiva e Tiago Neves. Através do e-mail foi realizado, principalmente, a notificação de fornecedores e o recebimento de documentos e defesas.

“À medida que o cidadão parnamirinense tomou conhecimento dos canais de atendimento, houve crescente busca pela atuação do Procon/Câmara, seja para esclarecimentos, abertura de reclamações ou ainda a realização de denúncias, merecendo ser destacado que no mês de junho o Procon/Câmara retomou o mesmo quantitativo de atos praticados do período anterior à pandemia”, explicam os procuradores.

Em julho, estima-se que ocorra a normalização do quantitativo de audiências realizadas por mês, voltando-se aos números anterior à pandemia. Atualmente, a única atividade que se encontra suspensa no Procon/Câmara de Parnamirim é o envio dos processos arquivados ou sem acordo ao Procon/RN.

Principais reclamações

Ainda segundo o balanço divulgado pelo Procon Câmara, no primeiro semestre de 2020 as principais reclamações foram, respectivamente, nas seguintes áreas:

1) serviços privados (consequência da COVID- 19); 

2) vício em produtos; 

3) falhas na prestação de serviços essenciais; 

4) questões bancárias;

5) relativas a serviços de saúde.

Por fim, os procuradores afirmam que, nesse período, o Procon/RN deu ênfase às atividades de fiscalização decorrentes da pandemia. Eles esclarecem ainda que o Procon/Câmara de Parnamirim é um dos poucos Procons em todo o país que retomou integralmente suas atividades. “No Rio Grande do Norte, quase que a totalidade dos Procons não estão abrindo reclamações e nem realizando audiências, apenas realizando atendimentos virtuais em matérias de baixa complexidade”.

2º lugar em número de atendimentos no estado

O Procon Câmara de Parnamirim foi criado em 2015. Desde então, o órgão já realizou mais de cinco mil atendimentos, conforme números registrados pelo Sindec. Além disso, em parceria com o Procon Estadual, o Procon Câmara realizou quatro edições do Mutirão do Consumidor, contabilizando mais de três mil atendimentos – números que não se juntam aos procedimentos realizados durante expediente normal do órgão.

Serviço

PROCON/CÂMARA PARNAMIRIM

Av. Tenente Medeiros, S/N, Centro, Parnamirim/RN, CEP: 59.140-020 (Central do Cidadão).

Atendimento Virtual: Fone/Whatsapp: (84) 3645-6215 - E-mail/Skype: procon@parnamirim.rn.leg.br www.parnamirim.rn.leg.br/procon


Samuel Zwinglio