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O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) da Câmara de Parnamirim fez um balanço dos atendimentos virtuais realizados pelo órgão, durante a pandemia do novo coronavírus Covid-19. Segundo o procurador Ênio Saraiva, no total, foram realizados aproximadamente 700 atendimentos de forma virtual, além de mais de 170 audiências, cerca de 200 reclamações foram abertas virtualmente e mais de 270 fornecedores foram notificados eletronicamente.
O procurador acrescenta que essa forma virtual possibilitou o aumento de acordos entre os consumidores e as empresas. A média do Procon Parnamirim é de 39%, que é a média dos últimos 5 anos, desde que o órgão foi criado. De maio a outubro, esse percentual passou para 64%. “Essa média é histórica e estamos conseguindo porque temos tido mais condições para fazer os acordos diretamente com as empresas de forma online”, afirmou Ênio Saraiva.
Outro fator interessante é com relação aos atendimentos a consumidores de outras localidades, além de Parnamirim, como Natal, Extremoz, Mossoró e Umarizal, além de outros estados como São Paulo e Brasília. De acordo com o procurador, isso ocorre devido ao Procon Câmara de Parnamirim ser um dos únicos do país a estarem funcionando por meios eletrônicos como e-mail e Whatsapp.
“Teve um período em que só a gente estava realizando audiência e isso gerou demandas de várias localidades. Porém como aumentou muito a demanda e nossa equipe é enxuta, vamos ter q fazer uma limitação”, explica Ênio Saraiva. Dessa forma, agora o órgão vai direcionar os consumidores que não são de Parnamirim para os Procons de suas respectivas áreas.
2º lugar em número de atendimentos no estado
O Procon Câmara de Parnamirim foi criado em 2015. Desde então, o órgão já realizou mais de 10 mil atendimentos, conforme números registrados pelo Sindec. Além disso, em parceria com o Procon Estadual, o Procon Câmara realizou quatro edições do Mutirão do Consumidor, contabilizando mais de três mil atendimentos – números que não se juntam aos procedimentos realizados durante expediente normal do órgão.
Serviço
PROCON/CÂMARA PARNAMIRIM
Av. Tenente Medeiros, S/N, Centro, Parnamirim/RN, CEP: 59.140-020 (Central do Cidadão).
Atendimento Vir tual: Fone/Whatsapp: (84) 3645-6215
E-mail/Skype: procon@parnamirim.rn.leg.br
Samuel Zwinglio