Última notícia: América Futebol Clube foi homenageado pelos seus 110 anos na Câmara de Parnamirim

07/08/2025 | Categoria: Sessão ordinária

Rárika Bastos sobe à tribuna para discursar sobre os 19 anos da Lei Maria da Penha

Rárika Bastos sobe à tribuna para discursar sobre os 19 anos da Lei Maria da Penha

Em meio ao recente episódio de violência doméstica contra Juliana Soares, a vereadora Rárika Bastos fez uso da tribuna nesta quinta-feira (07), durante a sessão ordinária, para discursar sobre os 19 anos da Lei Maria da Penha, completados no mesmo dia. A fala da edil foi iniciada com uma contagem até 61, igual número de socos que Juliana Soares foi vítima pelo companheiro dentro de elevador em Natal. 

A vereadora trouxe para sua fala casos, para além do mais recente, de violência contra mulher, como o de Márcia Anália, morta por facadas em Parnamirim no ano de 2024 e o caso de Maria da Penha Maia Fernandes, vítima de tentativa de feminicídio em 1983. A Lei que leva seu nome foi criada em 07 de agosto de 2006. 

“Mais de 500 mil casos foram registrados só no começo deste ano. Parece assustador. Nós, mulheres, queremos alguém que nos acolha, não nos controle.  Muitas vezes, na ausência de relações sólidas, nos apegamos a sentimentos pela metade. Peço que essa luta não seja apenas no Agosto Lilás e que essa Casa Legislativa não esqueça de tantas outras mulheres, principalmente das nossas”, declara. 

Ao final da fala da vereadora, o presidente da Casa, vereador Dr. César Maia, parabenizou a parlamentar pelas palavras proferidas na tribuna. “Temos muito orgulho de ter nesta Casa Legislativa três mulheres fortes e atentas à este tema. Esta manhã, Vossa Excelência me fez refletir enquanto homem e enquanto filho”, afirmou. 

 

Texto: Laura Medeiros, sob supervisão de Gustavo Brendo

Foto: Luiz Thé


Maria Laura Medeiros de Souza