Última notícia: Câmara de Parnamirim promoverá sessão solene de homenagem ao América FC
Cinco vereadores utilizaram a tribuna na manhã desta quarta-feira (13), durante a realização da 69ª Sessão Ordinária, quando trouxeram temas importantes e de interesse público para serem debatidos em plenário.
O vereador Dr. César Maia fez uso da tribuna para se pronunciar sobre questões de cuidados com a saúde das crianças nas escolas da Rede Pública. Ele mencionou que solicitou a execução de uma análise em 30 escolas, a qual concluiu que em 19 delas os bebedouros apresentam água imprópria para consumo. O parlamentar cobrou que sejam realizadas medidas que solucionem a situação.
Aparteado pelos vereadores Professor Diego, Afrânio Bezerra, Michael Borges, Éder Queiroz, Thiago Fernandes, Léo Lima, Irani Guedes, Marquinhos da Climep, Gabriel César e Vavá Azevedo, e pelas vereadoras Fativan Alves e Rhalessa de Clênio, o parlamentar Dr. César Maia aproveitou para prestar contas de seu mandato no último semestre, mencionando ações que realizou em prol do povo de Parnamirim.
O vereador Irani Guedes foi o segundo orador, que agradeceu ao Coronel Marcondes, Secretário da SESDEM, pelos serviços prestados na UPA Nova Esperança. A guarda municipal foi enviada ao local para realizar vigília 24h, garantindo a segurança da unidade.
O parlamentar também fez uma prestação de contas da Comissão de Saúde, citando iniciativas dos vereadores que visam beneficiar a população. Em aparte, os vereadores Marquinhos da Climep e Michael Borges, membros da comissão, complementaram a fala do parlamentar. Ele ainda foi aparteado pela vereadora Fativan Alves e pelos vereadores Professor Diego e Vavá Azevedo.
Em seguida, o parlamentar Professor Diego abordou questões estruturais nas escolas da Rede Pública. Ele citou a ausência de ares-condicionados na Escola Josafá, localizada no Parque Industrial. O vereador foi aparteado pelos vereadores Thiago Fernandes e Gabriel César, e pela vereadora Fativan Alves.
A violência obstétrica também foi tema trazido ao plenário pela vereadora Fativan Alves. Ela citou o caso do estupro que ocorreu no Hospital da Mulher da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, em que Giovanni Quintella Bezerra foi preso em flagrante após estuprar uma mulher durante o parto.
A parlamentar, aparteada pelos vereadores Gabriel César, Professor Diego, Michael Borges e Irani Guedes, reforçou a importância de lutar contra a violência obstétrica, citando situações que se encaixam no contexto e mencionando leis que devem ser cumpridas para proteger as mulheres.
Comemorando os 32 anos do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, o vereador Thiago Fernandes, presidente da Frente Parlamentar em defesa da Criança e do Adolescente, reforçou o seu compromisso em atuar a favor da faixa etária ao subir à tribuna. O parlamentar, aparteado pelos vereadores Gabriel César e Marquinhos da Climep, ainda citou as ações que pretende realizar pela limpeza pública, e cobrou cooperação dos órgãos responsáveis.
Samuel Zwinglio