Última notícia: Servidores da Câmara de Parnamirim realizam visita técnica à Assembleia Legislativa do RN
A convocação, direitos e garantias de professores e apoio escolar em tempos de pandemia foram discutidos durante a websérie da Comissão Permanente de Educação da Câmara de Parnamirim na quinta-feira(30).
Coordenada pela presidente da Comissão, vereadora Vandilma Oliveira, a Live recebeu o secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Homero Grec e a secretária ajunta de Educação, Delmira Santiago. “É inquestionável com a qualidade e o alcance do ensino público devam ser prioridade de Estado”, iniciou Vandilma.
Em seguida, Delmira falou sobre a chamada do concurso dos professores do ensino fundamental e do apoio escolar. “Estamos convocando concursados, pois mesmo não tendo aula presencial, mas já iniciamos as aulas remotas, já iniciamos toda essa parte de afetividade, trabalhando os conteúdos com os alunos. Em Parnamirim, nós temos um quadro de professores já se encaminhando para a aposentadoria. Isso também justifica a convocação dos 91 professores concursados. Na época, era o número que estava necessitando, atualmente já é outro número. Com relação ao apoio escolar, esses profissionais ainda não serão chamados, justamente por não ser possível o retorno das aulas presenciais, por causa da pandemia”, explicou a secretária adjunta de educação.
Homero Grec enfatizou sobre o processo do concurso, que foi prorrogado pelo tempo em que ficou suspenso. “Com essa medida, não acarretou e nem acarretará nenhum prejuízo para os professores com relação a prazos para entrega de documentos e para comprovação médica porque o decreto assim fez. Com a determinação da volta das aulas remotas, a Secretaria de Educação entendeu a necessidade de se retomar o processo de contratação dos professores. Inclusive, vamos fazer o mesmo processo q foi feito na contratação da Saúde, em que os novos profissionais não precisarão passar nesse momento por uma junta médica. Isso será feito depois”, disse o titular da pasta de Administração e Recursos Humanos.
Convocação
Antes da pandemia, o município convocou 91 professores, porém, a suspensão das atividades não permitiu a continuação desse processo que seria a entrega dos documentos e exames médicos. O Decreto 6.243, de 13 de maio de 2020, foi editado e prevê a suspensão dos concursos públicos em andamento pelo prazo q perdurar a calamidade.
Samuel Zwinglio